SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Ato solene celebra 60 anos do Instituto de Psicologia da UnB

Encontro homenageou personalidades que atuaram na unidade ao longo destas seis décadas

Fonte:  UnB Notícias  |  Marina Nery  |  25/10/2023

unb

A cerimônia resumiu os 60 anos de história do IP e os apresentou em poucos minutos aos presentes. Foto:Anastácia Vaz/Secom UnB

Aplausos! O Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília está em festa. Uma solenidade em comemoração aos 60 anos da unidade acadêmica foi realizada na última sexta-feira (20), no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro.

Na ocasião, compuseram a mesa de abertura a reitora da UnB, Márcia Abrahão; a diretora do IP, Maria Inês Gandolfo; o diretor da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), João Gabriel Modesto; e a presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), Gardênia Abbad. O evento contou com forte adesão de egressos e professores aposentados, além de servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes.

"O IP é um instituto que muito orgulha a nossa Universidade. As pessoas de fora, às vezes, não sabem a importância que cada unidade tem na Universidade, mas todas elas se complementam. Ele é um dos alicerces da UnB, desde a fundação, sendo um exemplo. Mesmo com todas as dificuldades, continua entregando para a sociedade ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Comemoremos!", disse a reitora da UnB. 

 “Hoje e sempre honraremos aqueles que nos deixaram valiosos legados. Sobre os quais assentamos nossos saberes e fazeres. A qualidade científica, a excelência, a ética, a criatividade, a inovação, a justiça e o compromisso social sempre foram nossos guias e bandeiras”, proferiu a diretora do IP. Ela relembrou que, ao longo deste ano, outras atividades compuseram a série de homenagens ao sexagenário do Instituto.

“Neste dia, revisitamos nossa história e reverenciamos nossos mestres, prestando uma merecida homenagem às figuras grandiosas, com impacto nacional e internacional”, ressaltou Maria Inês Gandolfo. Ela ainda destacou a importância e o peso da formação da UnB, que contribuiu para que muitos que passaram pelo IP tenham cargos de gestão na UnB, no serviço público em geral, ocupem cargos políticos e lecionem nas mais diversas universidades do país.

 “Quero parabenizar todos que por aqui passaram nesses 60 anos. Hoje vocês estão recebendo o legado das gerações anteriores, para levar à frente o futuro da Psicologia”, proferiu Gardênia Abbad, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST/IP/UnB).

“Com muito orgulho e saúde, desejo que IP continue referência no país e com muitos pesquisadores considerados referência em suas atividades científicas”, enfatizou, após partilhar a felicidade de ser egressa da graduação, do mestrado e do doutorado pela UnB. Gardênia também já foi decana de Gestão de Pessoas.

Também egresso de pós-graduação, João Gabriel Modesto, diretor da SBP, falou da felicidade de voltar ao local onde se sente em casa. “Pessoalmente, é uma honra enorme estar neste evento, revisitando a minha casa em uma data tão marcante."

“Há uma parceria de anos entre o IP e a SBP. Na próxima semana [de 25 a 27 de outubro] teremos nossa 53ª Reunião Anual aqui em Brasília, com a participação de grandes nomes do nosso IP”, compartilhou.

HOMENAGEM – Docentes e servidores aposentados e em atividade, bem como colaboradores, estagiários, egressos, gestores e eméritos foram ovacionados de pé durante a festividade. Dessa forma, ou nominalmente, todos que, de alguma maneira, prestaram valiosos serviços e dedicaram-se à construção e consolidação do Instituto foram reverenciados.

A reunião ainda apresentou um documentário desenvolvido para contar as seis décadas de funcionamento do IP, unindo presente, passado e futuro, de acordo com o olhar dos próprios autores dessa história. O filme une depoimentos com personalidades que integraram ou ainda compõem a comunidade de Psicologia da UnB.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: