SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Conheça o “Memorial Carolina Bori”

Portal reúne materiais que reconstroem a história da cientista pioneira na área da psicologia experimental.

boriEm janeiro de 2024, Carolina Bori comemoraria 100 anos e a SBPC prepara uma série de ações para celebrar seu centenário.

A SBPC acaba de lançar o “Memorial Carolina Bori“, um portal virtual que reúne depoimentos memoráveis da cientista, depoimentos gravados de pessoas que compartilharam experiências com ela, um gráfico de sua árvore genealógica acadêmica, uma ampla bibliografia e uma rica coleção de fotografias. Além de ser uma homenagem tocante a Carolina Bori, este memorial oferece valiosos recursos para pesquisas sobre a cientista e suas contribuições, bem como sobre a história da ciência e da política científica no Brasil.

Convidada a colaborar com a iniciativa, a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), representada por Andréia Schmidt, faz parte da Comissão Centenário de Carolina Bori. Documentos históricos do acervo SBP (fotografias, vídeos e textos) foram disponibilizados no portal. 

O portal está disponível com acesso gratuito no seguinte link: https://memorialcarolinabori.sbpcnet.org.br. Não deixe de visitá-lo!

Além do Memorial, no dia 6 de fevereiro, a SBPC realizará um dia inteiro de eventos em sua sede, localizada na Rua Maria Antônia, em São Paulo. Estão sendo planejadas mesas redondas que abordarão a atuação de Carolina Bori em diferentes instituições e seu legado como professora e pesquisadora. Pela manhã, será realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” a três notáveis mulheres cientistas, representando as áreas de Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, e Biológicas e da Saúde.

 
SBP Noticias, 23/11/2023 - Fonte: https://www.jornaldaciencia.org.br

Ri 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: