SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Dia nacional de Combate à Discriminação Racial

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, é fundamental refletirmos sobre o papel da psicologia no enfrentamento do racismo. A psicologia social oferece ferramentas valiosas para compreender e combater a discriminação, que afeta a saúde mental das populações impactadas. Pesquisas indicam que o racismo organiza relações sociais e influencia a formação e ocupação das/os psicólogas/os, perpetuando desigualdades que definem o acesso à educação e ao mercado de trabalho, tanto para profissionais da psicologia quanto para usuários de seus serviços.

A prática da psicologia precisa ser constantemente engajada para enfrentar essas barreiras. A integração de disciplinas e pesquisas sobre relações étnico-raciais nos currículos acadêmicos, aliada a uma formação prática, é crucial para preparar psicólogas/os capazes de reconhecer e intervir efetivamente nas dinâmicas de discriminação e opressão.

Convidamos para o curso "As Psicologias Sociais na Compreensão do Racismo e Saúde Mental", oferecido na 54ª Reunião Anual da SBP, em 22/10, às 14h. O curso apresentará diferentes perspectivas para entender o racismo e seus efeitos psicossociais, explorando conceitos como identidade, ideologia, estereótipos, preconceito, discriminação, estigma, estresse de minorias, estratégias de enfrentamento e a ameaça dos estereótipos.

Combinando teoria, método e prática, o curso aprofunda a compreensão do racismo como fenômeno sociocultural e fornece ferramentas para promover a igualdade étnico-racial nas áreas de ensino, pesquisa e atuação.

Texto elaborado por Carlos Vinicius Gomes Melo, professor e pesquisador em estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Psicologia da USP. Dedica-se às pesquisas e atuação em Psicologia Social, com ênfase em questões étnico-raciais. Prof. Carlos é ministrante convidado da SBP na 54ª Reunião Anual, em Curitiba.

 

Dia nacional de Combate…

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: